BARROCO

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Num período em que reis comandavam Estados com poderes ilimitados, em que a igreja se via diante da necessidade de reformulação de seus paradigmas, em que a racionalidade alcançava um status complexo e sistemático, em que a ciência dava sinais claros de um poder contra a irracionalidade, somente um nome como barroco poderia sintetizar a época. O barroco é um período conhecido por sua volúpia, seu exagero, sua volta, sua sobra. Pode-se dizer que arte deste tempo, é o resultado do complexo conjunto de fatores religiosos, políticos e culturais em diálogo com as vicissitudes humanas.

As joias deixam de caminhar lado-a-lado com as Belas Artes e a preocupação se volta novamente para as pedras e o aprimoramento das técnicas sobrepõe-se a expressão intelectual, de status ou crença religiosa. É a época em que Paris, sob o reinado de Henrique IV é reconhecida como centro da moda. Este desenvolvimento só foi possível pelo aumento do fornecimento de pedras preciosas, fruto da permissão concedida aos joalheiros portugueses pela Companhia das Índias para comercialização destes produtos.

É um período de êxito no campo técnico com várias inovações fruto das descobertas das leis da refração e dos princípios da geometria analítica. Porém, restam poucas peças originais; seu alto valor comercial fez com as peças fossem desmontadas para reutilização em peças mais adaptadas à moda das épocas subsequentes.